Sistemas de resfriamento: um processo essencial para a indústria - Grupo Friotec

22_noticias.jpg

O controle da temperatura é uma prática essencial para a indústria. Isso porque, grande parte dos processos industriais, independente do segmento de mercado, gera calor em suas atividades, sendo necessário realizar a gestão da temperatura tanto para evitar danos aos processos, como para reduzir custos.
Nesse contexto, os sistemas de resfriamento possuem um papel crucial para a indústria. “Ainda que pouco reconhecidos, os sistemas de resfriamento estão presentes em toda a indústria. Quase todos os processos na indústria de transformação são, ou geradores de calor, ou requerem a injeção de calor. Posteriormente, este calor deve ser retirado e daí a necessidade de um sistema de resfriamento.”, explica o gerente de vendas da WMF Solutions, Atilio Zottich.
Mais do que uma etapa do processo industrial, os sistemas de resfriamento oferecem benefícios importantes para o funcionamento das indústrias. “Muitos dos processos industriais em si requerem um controle estrito de temperatura em uma determinada parte do processo (reações exotérmicas ou lácteas, por exemplo). Além disto, um sistema de troca térmica, quando bem operado e controlado, aproveita ao máximo a transformação da energia térmica em outros tipos de energia. Por consequência, melhora (indiretamente) a produtividade além de reduzir custos operacionais (manutenções não programadas, por exemplo)”, afirma o diretor comercial da América Latina da Amiad, Leonardo Queiroz. Para realizar esse controle de temperatura, o mercado conta com sistemas de troca térmica como as torres de resfriamento e os chillers.

GRUPO FRIOTEC

Guarulhos

Tecnologia do Frio.
+55 (11) 2459-0790

grupofriotec.com.br

[email protected]

LOCAIS

Possuimos Equipamentos Em Todo o Mundo




SAIBA MAIS

Canais Digitais

Fique por dentro do que o Grupo FRIOTEC realiza e receba notícias e artigos sobre soluções em refrigeração industrial.